Sensedia investe em desenvolvimento e acolhimento para colaboradoras e cresce número de mulheres na liderança
Não há dúvidas de que o cenário e o mercado vêm mudando para as mulheres nos últimos anos, mas ainda são necessárias iniciativas ativas para solucionar a questão da equidade de gênero nas empresas. Segundo pesquisa realizada pela Catho em 2021, em alguns setores a presença feminina ainda encontra desafios: na área da tecnologia apenas 19% dos cargos são ocupados por mulheres no Brasil, enquanto no restante da América Latina esse número está em torno de 6%, segundo dados da YouGov Global Profiles.
Mas se podemos dizer que o mercado de tecnologia tem poucas mulheres, em cargos de liderança esse número é menor ainda. A Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia, vem lutando para mudar esse cenário. Um exemplo disso é que em 2022, a companhia assinou uma carta de compromisso com a ONU Mulheres, em que se comprometia a, entre outras ações: aumentar seu quadro de colaboradoras; criar um programa de desenvolvimento de equidade de gênero na trilha de desenvolvimento de lideranças; investir em educação e formação, por meio de parcerias com organizações no desenvolvimento, conscientização, recrutamento e inclusão de mulheres no setor de tecnologia; identificar e desenvolver mais porta-vozes mulheres da marca; mensurar a evolução de questões de gênero, raça e promoção da diversidade em diversos âmbitos na empresa e em relação a outras organizações.
“Nosso objetivo foi criar movimentos para incentivar que as nossas profissionais ganhassem espaço e se tornassem ao menos 25% do quadro de colaboradores da empresa. E nas posições de liderança esse número é ainda mais expressivo: mais de 30% de posições de liderança são ocupadas por mulheres e o objetivo é que 1/3 de cada nível hierárquico seja destinado a elas”, conta Daniela Domingues, People & Culture Director da Sensedia.
Criação da Cultura do Pertencimento
Daniela explica que, para alcançar esse objetivo e também de acolher a pluralidade de profissionais, a cultura do pertencimento foi criada antes mesmo da pandemia do Covid-19, em um momento em que a Sensedia passava por uma expansão global e já estava no radar buscar soluções que pudessem manter viva a cultura organizacional da empresa, independente da localidade em que os colaboradores estivessem.
Nesse contexto, a pandemia acelerou um movimento interno chamado de “Work Where You Belong”, que faz com que cada Sensedier se sinta pertencente a uma só Sensedia, independente de onde ele esteja trabalhando. Para isso, algumas ações foram implementadas: 1. Modelo de trabalho (Work): foram criadas metodologias e ferramentas capazes de aproximar as pessoas e permitir o trabalho em equipe de forma assertiva, mesmo que estejamos fisicamente distantes. 2. Ambiente de Trabalho (Where): o colaborador vivencia a mesma experiência, esteja ele trabalhando de onde estiver. 3. Pertencimento (Belong): por meio do programa PertenSer, a questão da pluralidade é trazida à tona como pilar da inovação, ressaltando que aqui cada um pode ser aquilo que é, sem diferenças, afinal, é prezado sempre o respeito e a inclusão.
“Foi assim que nasceu o PertenSeR, um grupo multidisciplinar, formado por pessoas que querem ensinar e aprender sobre inclusão e diversidade. Eles são liderados pelos nossos colaboradores, nossas pessoas e, em cada ação, o posicionamento e aprendizado são conduzidos com autonomia por esses profissionais. Hoje, o grupo PertenSER trabalha em squads - de equidade de gênero, de afinidade étnico-racial, de PCDs, LGBTQIA+, além dos grupos We Care e Well Being, ambos relacionados ao bem estar dos Sensediers. Ou seja, temos nossas pessoas liderando nossas ações de conscientização a respeito dos marcadores sociais, as causas sociais e o bem-estar físico e emocional de todos. É prazeroso vê-los trabalhando como organismos vivos, independentes e trazendo conhecimento e ciência para compartilhar com todos, de ponta a ponta, levando a cultura a todos os lugares onde há Sensediers”, explica Daniela.
Histórias inspiradoras
Além desses movimentos, a Sensedia coleciona diversas histórias de mulheres que se destacaram trabalhando no mercado da tecnologia, enfrentando diversos desafios estruturais, principalmente no início de suas carreiras. É o caso da Karol Creolesi, Team Leader de Sales Operations. Ela é uma das primeiras mulheres da empresa que iniciou sua trajetória como estagiária e conquistou um cargo de liderança. “No início da minha transição de carreira, a situação não era nada fácil. Muitas pessoas me falaram que ao voltar a ser estagiária, eu estaria dando um passo para trás em minha trajetória profissional, mas fui persistente e continuei em frente. Fiz capacitações, tirei certificados e vi a oportunidade de ingressar como estagiária, para aprender mais sobre o mundo da tecnologia”, comemora Karol.
A Team Leader se recorda que, daquele momento em diante, ela começou a se destacar e a galgar novas oportunidades e, depois de 2 anos, passou a se desenvolver para seguir uma trilha de liderança e, com o apoio de seu gestor, ela participou de decisões e estratégias. “Acompanhei de perto o desenvolvimento do time e, após algum tempo sendo preparada e desenvolvida, assumi o desafio de liderança de Sales Ops: um time formado 100% por mulheres, que se ajudam e se impulsionam diariamente, que se sentem confortáveis em dar suas opiniões, sem medo de julgamentos, e que pode e conta com o apoio da liderança para superar os desafios do dia a dia”, conta a executiva.
Creolesi ainda complementa, “O que chamou a atenção para tentar uma vaga na Sensedia foram todos os feedbacks e indicações que recebi, o posicionamento da empresa em relação ao valor que dão às pessoas e a cultura organizacional diferenciada. E sabe o que é melhor? Descobrir que tudo isso é aplicado diariamente e que todos podem ser quem são, sem preconceitos ou barreiras”, explica Karol.
Outra história similar a essa que podemos citar é da própria Daniela Domingues. A executiva conta que “quando cheguei na Sensedia fui prontamente acolhida e me tornei a primeira executiva mulher em um universo predominantemente masculino. Mas o que mais me orgulha foi ver que, ao crescer, a empresa abriu espaço de maneira genuína a outras executivas, do mercado ou reconhecidas internamente”.
E a relevância desse posicionamento corporativo em um mercado de tecnologia é um dos diferenciais da iniciativa para a empresa. “Ter essa representatividade de mulheres em posições de liderança, assim como outros marcadores sociais, é, sem dúvida, um grande diferencial da empresa perante o mercado, pois significa que estamos sendo de fato plurais, ativos e responsáveis com nossos valores que pregam ética, respeito, inclusão e pertencimento. Assim como somos diferenciados por conta das tecnologias de vanguarda e pelo espaço aberto para a aprendizagem e o desenvolvimento, somos um lugar que promove a inovação por meio da diversidade”, finaliza a diretora.
Sobre a Sensedia
A Sensedia apoia empresas a se tornarem mais digitais, conectadas e abertas. Seja com o propósito de integrar canais, habilitar ecossistema de parceiros ou criar arquiteturas modernas multi-cloud/híbridas, empresas inovadoras confiam na Sensedia como parceiro em gestão de API e microsserviços, serviços especializados e na integração rápida com os seus sistemas legados. Mais informações em www.sensedia.com.
Inicie sua jornada conosco
Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.