Capital Econômico - Sensedia Expande Operações para o Chile e Apoia Modernização do Sistema Financeiro Local
Chile, que está em regulamentação do Sistema de Finanças Abertas (SFA) dentro da Lei Fintech, passa a contar com a Sensedia, habilitadora tecnológica de Open Finance na América Latina
Fonte: Capital Econômico
A Sensedia, consultora estratégica no desenvolvimento do Open Finance no Brasil e aliada tecnológica na Colômbia, anunciou sua chegada ao Chile.
O país está dando passos importantes em direção à modernização de seu setor financeiro com a regulamentação do Sistema de Finanças Abertas, uma parte essencial da Lei Fintech chilena.
Este movimento faz parte do plano de expansão internacional da Sensedia, uma multinacional brasileira especializada em APIs e integrações. Com um crescimento de 140% na América Latina em 2024, a empresa busca ser um catalisador para o fortalecimento e desenvolvimento do ecossistema de finanças abertas no continente, utilizando a Tecnologia baseada em APIs.
O Impacto do Open Finance no Chile
O Sistema de Finanças Abertas do Chile, que se tornará obrigatório para diversas entidades, incluindo bancos e cooperativas, visa modernizar o mercado financeiro local.
A iniciativa está alinhada com as regulamentações do Open Finance, que já estão sendo implementadas em mais de 90 países, com o objetivo de criar um ambiente mais competitivo, transparente e centrado no usuário.
Marcilio Oliveira, Chief Growth Officer (CGO) da Sensedia, comentou: “A chegada da Sensedia ao Chile é um passo estratégico em nossa missão de impulsionar ecossistemas financeiros mais digitais, conectados e abertos na América Latina. Nossa experiência em mercados como Brasil e Colômbia nos permite oferecer uma abordagem integral e adaptada às necessidades do país. Vamos apoiar as entidades financeiras em sua evolução digital, ao mesmo tempo em que as auxiliamos no cumprimento do regulatório e no desenvolvimento de novos modelos de negócio.”
Contribuições no Brasil e na Colômbia
A Sensedia desempenhou um papel fundamental no Brasil, atuando como Trusted Advisor do Banco Central, ajudando a viabilizar o Open Finance no país e contribuindo para os padrões técnicos da regulamentação.
Na Colômbia, a empresa se associou ao CredibanCo para criar um Hub interoperável que facilita a troca de informações entre instituições financeiras, além de participar das mesas de trabalho para a padronização e desenvolvimento técnico do modelo de finanças abertas.
(...)
Leia a matéria completa em Capital Econômico
Inicie sua jornada conosco
Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.