A IA da Sensedia que faz sentido

Paolo Malinverno
Author
March 27, 2025
3
min de leitura

Em um mundo em que a IA está cada dia mais presente e em constante evolução, a Sensedia traz uma abordagem muito prática, baseada em aspectos seguros e úteis:

  • Você pode simplificar o uso de plataformas de IA e governar o consumo de APIs por recursos como chatbots e agentes de IA ao utilizar a Sensedia como gateway de IA;
  • Ao implementar novas APIs, você pode reduzir o tempo de design e melhorar a qualidade com o Copilot da Sensedia, um modelo treinado com as melhores práticas, baseado em anos de experiência e sucesso em APIs;
  • No tempo de execução da API, você pode melhorar a operação das suas APIs em produção com uma série de ferramentas de governança e monitoramento assistidas por IA, que incluem, por exemplo, recomendações de melhores ações e troubleshooting.

Gateway de IA, entrada e saída

De acordo com o Gartner, isso é o que os Gateways de IA fazem: “Gateways de IA, também conhecidos como roteadores LLM ou gateways multi-LLM, gerenciam e protegem conexões com provedores de IA. Alguns gateways de IA são baseados em gateways de API estabelecidos, já que APIs REST são o mecanismo principal para conexão com provedores de IA, enquanto outros são construídos com propósito específico. Líderes de engenharia de software podem usar gateways de IA para aplicar segurança à utilização de IA em suas organizações, como proteção de chaves de API emitidas por provedores de IA, roteamento multi-LLM, visibilidade de custos e varredura de privacidade de dados”.

Bom, isso funciona nos dois sentidos: tanto para as APIs de IA consumidas por sua aplicação (saída) quanto para as APIs que você disponibiliza e que são acessadas por chatbots ou agentes de IA (entrada). Talvez você tenha publicado essas APIs para interações B2B (como informações sobre produtos ou pedidos) antes de a IA ter invadido o cenário tecnológico. No entanto, agora que os LLMs podem ler e interpretar facilmente uma especificação OpenAPI, é necessário um nível maior de proteção.

Você pode querer tornar essas APIs facilmente acessíveis pelos agentes de IA nos quais seus parceiros de negócios estão trabalhando, mas também pode, igualmente, querer restringir o acesso a chatbots desconhecidos e outros mecanismos de phishing mais sofisticados. Lembre-se, agentes que trazem ameaças geralmente são mais rápidos em explorar a IA do que as equipes de segurança, tornando a proteção proativa crucial. E isso extrapola o simples rate limiting de API, indo de encontro à segurança sofisticada de API (que, no caso da Sensedia, também utiliza diversas técnicas de IA).

Em todo o hype em torno da IA, a maioria dos gateways de IA se concentra apenas em chamadas de saída - mas isso é apenas metade da história. O gateway de IA da Sensedia foca tanto em chamadas de saída quanto de entrada.

IA generativa para o design de APIs

Há uma infinidade de assistentes de código voltados para o desenvolvimento de novos códigos com mais rapidez e qualidade. A maioria das empresas está experimentando essas ferramentas, e os desenvolvedores costumam usar suas preferidas para criar o que precisam.

O mercado de assistentes de código está sendo desbravado continuamente. Além disso, há muito poucos assistentes de código específicos para design de API - a maioria exige treinamento extensivo. A Sensedia oferece um assistente de design API-first: o Sensedia AI Copilot. Ao contrário de muitos outros, ele orienta o desenvolvedor na geração de API baseada em contexto. Ele é seguro, pronto para ser utilizado por grandes empresas e inclui geração de teste de regressão de API. O conhecimento, as melhores práticas provenientes de anos de projetos de API e serviços de consultoria conduzidos pelos profissionais da Sensedia estão incorporados em nossa solução. É diferente!

E, dentro dos próximos meses, lançaremos um Copiloto para gerar fluxos de integração complexos!

IA para APIs em produção

Recapitulando as duas seções anteriores, a maioria das ofertas de gerenciamento de API se concentra na funcionalidade externa do API Gateway, algumas no design de API. Na Sensedia, não achamos que isso seja suficiente, porque a IA pode ser usada para executar melhor suas APIs existentes.

Estratégias de API bem executadas ainda não são uma realidade para muitas empresas por aí. Todos reconhecem a necessidade de governar APIs, mas poucos são bem-sucedidos em aplicar governança suficiente para projetá-las e executá-las de forma ágil, atendendo às necessidades de seus negócios. E há quantos anos tentamos alavancar o reúso de APIs?

A Sensedia está lançando um detector de redundância de API que usa IA para analisar contratos de API e evidenciar duplicatas. Os desenvolvedores, compreensivelmente, seguem o caminho dos resultados mais rápidos, então, como os assistentes de código de IA generativa facilitam a criação de novos códigos (veja "IA generativa para o design de APIs", acima), isso pode dar menos chance ao reúso de APIs. Por isso, antes de criar uma nova API, que tal verificar se já existe algo semelhante no seu portal do desenvolvedor? 

A otimização de contratos de API é outra área na qual a IA pode ajudar. A Sensedia adicionou Recomendações Inteligentes alimentadas por IA para auxiliar e indicar os próximos passos nessa frente.

Além disso, a Sensedia está aprimorando troubleshooting assistido por IA, que solicita resumos de erros e gera recomendações sobre como corrigi-los.

Quer saber mais sobre o AI Gateway da Sensedia? Clique aqui e visite a nossa página!

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.