Como as APIs fazem
o mundo girar
O papel dos produtos derivados da Economia de APIs
em um mundo ofuscado pela IA
Today, the world runs
on APIs.
All the technologies we come in contact with every day are API-based. The spiraling degree of change today’s businesses face of today’s business demands applications that can assist us to do more, or more easily, the things we need to do: those applications run on APIs.
This paper contains compelling evidence that in 2024, the world will run on APIs more and more, because the applications are changing, and the number of consumers of APIs is multiplying.
Hoje, o mundo roda sobre APIs
Todas as tecnologias com as quais interagimos diariamente são baseadas em APIs. O grau crescente de mudança que os negócios enfrentam hoje exige aplicações que possam nos ajudar a fazer mais, ou de maneira mais fácil, as coisas que precisamos fazer. Essas aplicações funcionam com APIs.
Este documento contém evidências convincentes de que, em 2024, o mundo dependerá cada vez mais de APIs, pois as aplicações estão mudando e o número de consumidores de APIs está se multiplicando.
Aproveite a leitura!
IA começa a transformar aplicações existentes, permanentemente
O acesso programático via APIs ao grande modelo de linguagem do ChatGPT, por exemplo, acabou de começar, e a criatividade dos desenvolvedores ainda tem um longo caminho pela frente. Naturalmente, todas as empresas desejam alavancar tecnologias de IA para tornar suas aplicações mais inovadoras, amigáveis e simples, apostando na vantagem competitiva que isso promete oferecer.
A maioria dos provedores de tecnologia de IA está ciente de que oferecer APIs é um canal fundamental para distribuir seu produto, permitindo que os clientes forneçam extensões poderosas para aplicações, desde IA cotidiana até a IA disruptiva .
Engenharia de plataforma torna-se mais sistemática
Segundo um velho ditado, uma plataforma é um produto sobre o qual você constrói outros produtos. Então, um monte de APIs formam uma plataforma? Bem, no mínimo, é o início de uma. No auge da Economia de APIs, em 2017, certamente era. Naquela época, as empresas costumavam publicar APIs e torcer para que alguém por aí que precisasse delas as descobrisse e começasse a usá-las.
Para a maioria das APIs, essa suposição não funcionou, por várias razões, incluindo marketing fraco, modelos de dados complicados/proprietários ou políticas de monetização inadequadas. No entanto, a principal razão para não ter funcionado é exatamente o motivo pelo qual a engenharia de plataforma é diferente: o foco dos provedores de APIs não é vender o que têm, mas fornecer aos consumidores de APIs o que eles precisam, de maneira user-friendly e self-service.
Open Finance amadurece mundialmente
Os clientes bancários (tanto consumidores finais quanto clientes corporativos) precisam de regulamentações de Open Banking porque usam diferentes instituições financeiras para diferentes fins.
O Open Banking está finalmente ficando mais claro nos Hype Cycles do Gartner e está se tornando uma realidade em mais e mais geografias, incluindo o enorme mercado financeiro dos EUA. 2024 será o ano em que as instituições financeiras em países avançados de Open Banking (como Brasil ou Escandinávia) demonstrarão cada vez mais que a abertura não é apenas algo que devem fazer para seus usuários ou para somente atender ao compliance. Abrir é uma decisão de negócios vantajosa, trazendo novas receitas e oportunidades.
API gateways múltiplos/federados tornam-se mais comuns
API gateways estão em toda parte. Uma empresa comum, mesmo que pequena, provavelmente terá mais de um API gateway, de mais de um provedor de tecnologia, especialmente em geografias propícias para APIs.
Provedores visionários de API management iniciaram uma jornada de multi-gateway/multi-gerenciamento de API. Eles oferecem um conjunto inicial de features para monitorar o tráfego de API em vários gateways e ver quais APIs estão em vários portais de desenvolvedores. Essas features são um bom ponto de partida. No entanto, em 2024, a necessidade de empurrar/monitorar/gerenciar as exceções de políticas centrais para múltiplos gateways a partir de um único ponto se tornará um ponto de diferenciação importante, muito mais do que é hoje.
Consumo não-técnico de APIs dispara
Desde o início da Economia de APIs, o foco estava nos desenvolvedores de software. Recentemente, tendências como a engenharia de plataforma, que endereça explicitamente capabilities user-friendly e self-service, deslocaram o foco decisivamente para o desenvolvedor consumidor.
O Gartner vem dizendo há anos que o consumo de APIs está se tornando mais frequente do que o design de APIs e respalda isso com pesquisas para comprovar. Mas há mais. A IA generativa já está ajudando os desenvolvedores a projetar, documentar e testar as APIs que produzem. Players visionários de infraestrutura de aplicações estão implementando funcionalidades adicionais nesse sentido.
Governança adaptativa end-to-end surge da governança de APIs
Então, 2023 foi um ano em que governamos as estratégias de API decididamente melhor? É difícil responder com um “sim” retumbante. Tentamos governar nossas estratégias de API de maneira mais eficaz? Sim, certamente tentamos. As plataformas de API management ofereceram mais recursos para governar as estratégias de API melhor? Sim, isso melhorou também. A governança adaptativa realmente decolou em 2023? Não de forma muito clara.
A decisão mais difícil em governança é onde parar. Um projeto específico pode acabar pela falta de governança ou por excesso de governança. Então, como alcançamos governança suficiente? Além de uma regra empírica de governar cada vez mais, até começar a obter restrições indesejadas, a resposta a esta pergunta ainda é amplamente desconhecida.
O que você
precisa saber
- Se você ainda não acredita que APIs fazem o mundo girar, 2024 vai te convencer. A explosão no consumo de serviços de IA generativa por si só convencerá muitas pessoas.
- Empresas estão percebendo o verdadeiro valor das plataformas para interações internas e externas.
- Não importa onde você mora, os bancos eventualmente terão que fornecer acesso seguro, governado, privado e protegido a dados e operações bancárias a terceiros.
- Plataformas de API management estão em todos os lugares. Empresas de médio a grande porte que utilizam múltiplos gateways de diversos fornecedores se tornarão cada vez mais comuns.
- APIs, especialmente as de experiência de alto nível, são building blocks ideais, não apenas para programadores, mas também para especialistas de negócios criarem interações inovadoras
- Governar estratégias de API continuará sendo um grande desafio para qualquer provedor de API. E em 2024, a maioria das empresas se tornará provedora de APIs, incluindo também APIs construídas puramente para consumo privado.