Natura investe em composable business com APIs da Sensedia
Renata Marques, CIO da empresa, irá explorar o uso das APIs com foco na digitalização do trabalho de 4,5 milhões de consultoras
A Natura tem passado por uma frenética integração de sistemas e processos, especialmente após a compra da Avon. E para que essas ações possam ser realizadas, a empresa lança mão das APIs da Sensedia, uma parceira fundamental em seu caminho de digitalização. Esta é a história que Renata Marques, CIO da Natura, vai contar em sua palestra como keynote durante o APIX 2023, o maior evento da América Latina especializado em APIs, que será realizado no dia 22 de junho no WTC, em São Paulo.
“Usamos um conceito defendido pelo instituto de pesquisas de mercado Gartner, que é o composable business. Acreditamos na conexão de sistemas especialistas e isso só é possível graças às APIs. Construímos muita coisa internamente, e compramos outras. Levamos muito a sério o ‘build and buy’”, diz Renata.
Renata Marques acredita que a tecnologia humanizada pode ser usada para melhorar a vida das pessoas dentro das organizações. “Qual será o shape do profissional de TI hoje, neste momento de mudança acelerada? O CIO tem que entender de pessoas. Como fazemos para trazê-las para navegar neste mundo acelerado e extrair o melhor do que a tecnologia pode oferecer?”, questiona.
Internamente, essa integração é pautada pelo trabalho em squads, conta Renata, substituindo modos de trabalho hierarquizados. E externamente, o destaque se dá com o verdadeiro exército de cerca de 4,5 milhões de consultoras que revendem os produtos da Natura - e agora também da Avon.
O foco nas pessoas também se estende às consumidoras. A Natura adota políticas comerciais baseadas na omnicalidade. Assim, ela procura conhecer ao máximo seu público, para que possa impactá-lo pelo canal mais propício e no momento mais provável de gerar uma conversão. “Desse modo, geramos conveniência para a consumidora final e para a consultora, que aumenta sua renda com esse processo comercial mais exato”, diz Renata.
O objetivo de proporcionar aumento de negócios às consultoras da marca fez com que elas se tornassem praticamente marketplaces, diz Renata. ”Elas têm à disposição agora tanto produtos da Natura quanto da Avon. Quanto maior a diversidade de itens que a consultora tiver, maior será sua rentabilidade. A Natura sempre teve grande foco na tecnologia, e estamos trazendo esse espírito para a Avon. Essa integração dos dois portfólios tem sido realizada também no Peru e Colômbia, além do Brasil”, diz ela.
“Com a digitalização, a consultora está a um clique de distância. A Avon ainda conta com alguns canais de call center, mas sua digitalização ganhou grande impulso durante a pandemia”, conta Renata. Esse processo de trazer a consultora para o online foi iniciado há alguns anos. Em 2020, a empresa lançou o Natura Pay, para que as profissionais pudessem bancarizar suas atividades. Além disso, a Revista Natura, o principal canal físico da marca e que é usada para mostrar produtos às consumidoras, ganhou uma versão digital.
A tecnologia também faz com que as consultoras possam gerar renda por outros processos. Muitas consultoras se tornam treinadoras para o uso da plataforma digital de vendas da empresa, e outras se transformam em influenciadoras digitais e ensinam as colegas a fazer social selling.
A integração entre Natura e Avon foi iniciada em 2020. “Como integrar externamente nossas consultoras e, internamente, negócios e departamentos e plataformas de RH, logística, suprimentos, mantendo marcas separadas? Este está sendo o nosso desafio”, conclui Renata.
A programação completa para a edição de 2023 do APIX estará disponível em breve. Os ingressos podem ser adquiridos no site do evento.
APIX - Beyond Open Business to Business Agility
Data: 22/06/2023
Local: WTC São Paulo
Horário: início às 8h e encerramento às 18h30
Ingressos e outras informações: https://br.sensedia.com/apix
Sobre o APIX
O API Experience (APIX) é um dos primeiros eventos no mundo a trazer as APIs como tema central de tecnologia, inovação e negócios, juntos. O evento nasceu no Brasil em 2015 e é idealizado e organizado pela Sensedia, multinacional brasileira especializada em APIs. A cada ano, o APIX vem ganhando mais adeptos ao redor do mundo. Em sua edição de 2022, mais de 3 mil pessoas do mundo inteiro participaram. A proposta do APIX é unir o universo técnico e de negócios em um mesmo ecossistema.
O evento reúne os maiores nomes das indústrias tanto do Brasil quanto do mundo, e traz conteúdos relevantes para o público, composto por executivos, gerentes e desenvolvedores que buscam mais conhecimento em estratégias digitais modernas, e que habilitam negócios mais digitais, conectados e abertos por meio das APIs. Mais em www.apix.com.br.
Sobre a Sensedia
A Sensedia apoia empresas a se tornarem mais digitais, conectadas e abertas. Seja com o propósito de integrar canais, habilitar ecossistema de parceiros ou criar arquiteturas modernas multi-cloud/híbridas. Empresas inovadoras confiam na Sensedia como parceiro em gestão de APIs e Microsserviços, serviços especializados e na integração rápida com os seus sistemas legados.
Inicie sua jornada conosco
Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.