IT Forum - Sensedia inicia pilotos para habilitar Pix por aproximação

Author
October 14, 2024
3
min de leitura

Fonte: IT Forum

Empresa de Campinas está desenvolvendo projetos de fornecimento do protocolo de segurança FIDO exigido pelo BC

A Sensedia anunciou na semana passada que deu início ao desenvolvimento de projetos cujo objetivo é habilitar as instituições bancárias e fintechs para reduzir etapas no processo de pagamentos. A ideia é viabilizar o Pix por aproximação em carteiras digitais por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication).

A empresa é consultora de confiança da Estrutura Inicial do Open Finance do Banco Central, e segue as normas do banco na criação das soluções. O objetivo é reduzir as etapas necessárias para fazer um pagamento por Pix, que hoje dependem de aplicativos bancários ou de instituições de pagamento.

“Com a jornada sem redirecionamento, esse tipo de transação passará a ser feita de forma mais fluida. Ou seja, o usuário só precisará ter vinculado as informações bancárias, como fazemos com os dados do cartão de crédito, para fazer os pagamentos via Pix por biometria ou senha do celular, por exemplo”, explica em comunicado Gabriela Santana, gerente de produto da Sensedia.

Além do pagamento por Pix em e-commerces e marketplaces sem necessidade de redirecionamento para o banco ou por meio do “copia e cola”, outras modalidades que poderão ser habilitadas, como pagamento por meio dos dados bancários salvos em uma carteira digital, ou direto em aplicativos, diz a Sensedia.

Cronograma

De acordo com cronograma do BC, as maiores instituições financeiras do País devem implementar obrigatoriamente a JSR (Jornada Sem Redirecionamento) até novembro de 2024. Já para as demais, a obrigatoriedade começa em 2026. A previsão é que a nova modalidade de pagamentos seja lançada ao público em fevereiro de 2025.

Atualmente, a Sensedia desenvolve projetos de fornecimento do protocolo de segurança internacional FIDO (Fast Identity Online), exigido pelo BC, e a gestão de vínculos de contas por meio de APIs. A empresa trabalha com clientes obrigados pela regulamentação (Sicredi) e voluntários (Neon).

Até o fim de 2024, a Sensedia pretende começar a atender fintechs que buscam consentimento para realizar pagamentos por JSR.

Leia a matéria no IT Forum

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.