Como diversos segmentos podem aproveitar o ITP no Open Finance
Recentemente, aqui mesmo no blog da Sensedia, mostramos para você como as instituições podem se beneficiar do compartilhamento de dados e do PFM no Open Finance. Dessa vez, vamos explicar como a figura do ITP (Iniciador de Transação de Pagamento) pode gerar novas oportunidades de negócio e crescimento para empresas das mais variadas áreas de atuação.
Quem explica tudo isso é o Conrado Miranda, executivo de negócios para o mercado financeiro na Sensedia. Para conferir a entrevista no formato de áudio, é só dar o play em seguida.
Como instituições de diversos segmentos, não só do mercado financeiro, podem se beneficiar da iniciação de pagamentos no Open Finance?
O ITP é um serviço viabilizado pelo Open Finance que permite que o usuário realize pagamentos, transferências digitais usando seu saldo em outros bancos a partir de um único canal. A partir disso, é possível trabalhar possibilidades como o ITP as a service, uma modalidade que permite que empresas não financeiras possam realizar a iniciação de pagamentos.
Os varejistas, por exemplo, através da avaliação de dados, de risco e cessão de crédito, podem iniciar uma jornada de iniciação de pagamentos. Imagine também uma jornada de compras em algum e-commerce ou app self-service de comida ou até mesmo de transporte - desde a seleção do produto até a parte de pagamento. Nesta última, geralmente temos as opções cartão de crédito, débito, boleto e Pix. Explorando a parte do Pix, temos duas possibilidades: Pix padrão, através de um copia e cola ou QR Code, ou o Pix através do Open Finance.
Na jornada padrão, há uma fricção. Vamos utilizar como exemplo o copia e cola: você está no aplicativo do e-commerce ou marketplace e precisa clicar no botão de copiar o código, minimizar o aplicativo, abrir o aplicativo do seu banco, fazer a autenticação, procurar o botão de Pix copia e cola, clicar e colar o código para, enfim, efetivar a transação.
Na jornada Open Finance, essa fricção é extremamente reduzida, porque é um redirecionamento automático: você clica no Pix Open Finance, escolhe o banco com o qual você quer fazer esse pagamento e o redirecionamento é automático. A tela de autenticação, por uma questão de segurança, é obrigatória, só que, a partir daí, você já vai cair em uma tela de confirmação dos dados e pagamento.
Não há aquela fricção de ficar copiando o dado ou o código de um lado, colando no outro, minimizando o aplicativo, abrindo outro. Com o Open Finance, você reduz essa jornada em vários segundos, vários cliques, o que diminui drasticamente a taxa de abandono do carrinho, otimizando a jornada e a experiência do seu usuário.
E como a Sensedia pode ajudar as empresas de indústrias variadas, como o varejo, e tantas outras, a se beneficiar do ITP no Open Finance?
A Sensedia hoje é líder no segmento de plataforma de Open Finance no Brasil, possuindo uma solução SaaS altamente robusta, com todas as funcionalidades para que o seu negócio possa se tornar uma ITP.
Através de parcerias, possibilitamos que instituições não-financeiras possam trabalhar a possibilidade da iniciação de pagamento. Também contamos com uma equipe altamente qualificada para compreender não só as necessidades do mercado, mas também para atuar como braço de apoio de negócios para os nossos parceiros, impactando na melhor experiência de seus usuários e na maximização da rentabilidade.
Inicie sua jornada conosco
Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.