O papel do Dev Portal no sucesso de ecossistemas de parceiros

Oscar Fujiwara
Author
November 14, 2024
3
min de leitura

Se você atua na área da saúde e sua empresa já utiliza APIs, este conteúdo vai trazer muitas ideias para você começar uma grande transformação. Hoje o foco são as vantagens que um Developer Portal pode trazer para o seu negócio. Quem vai contar os detalhes são dois especialistas da Sensedia: a Beatriz Isquierdo (Account Manager) e o Daniel Rodrigues (Sales Manager). 

Eles vão trazer detalhes sobre ganhos em negócios, otimização da jornada dos desenvolvedores e como uma abordagem multi-gateway pode ser um grande diferencial no seu Portal de Desenvolvedores.

Você também pode conferir o bate-papo no formato de áudio, é só dar o play!

Para deixar todos na mesma página, vocês podem explicar resumidamente o que é um Dev Portal?

Beatriz: Imagine um ambiente digital onde todos os desenvolvedores podem encontrar tudo que precisam para integrar suas soluções com outras plataformas. Esse é o papel de um Developer Portal -  um site ou plataforma onde você consegue centralizar todas as suas APIs, expostas junto com toda a documentação necessária para seu uso.

Esse é o ponto de encontro dos desenvolvedores, tanto externos quanto internos. Então, se uma empresa quer compartilhar suas APIs internas entre os times de TI, é possível ter um Dev Portal interno, ou um Dev Portal externo, caso queira se conectar com ecossistemas dos seus parceiros. É assim que os desenvolvedores encontram as informações sobre como consumir aquelas APIs de maneira mais eficiente. 

Além de toda a documentação que esse Developer Portal expõe, em algumas plataformas você pode testar as APIs e verificar se são aplicáveis dentro do seu ambiente com as suas soluções.

E em um mundo cada vez mais conectado, onde as APIs são a base para uma integração entre diferentes sistemas, o Dev Portal é um habilitador que acaba se tornando essencial nas empresas que crescem e constroem parcerias. Ele não só expõe as APIs, mas também capacita os desenvolvedores a explorar todo o potencial de um mundo mais conectado, digital e aberto.

Além do lado técnico, como um Dev Portal pode alavancar os negócios das empresas também? 

Daniel: Hoje em dia, pensando no digital, você precisa ser uma empresa plug-and-play, e as APIs habilitam isso. Porém, se eu tenho uma API, mas ninguém sabe que ela existe, como outras empresas vão se plugar ao meu negócio? Como faremos novos negócios? Como vamos criar novas oportunidades? Ou seja, você precisa ser conhecido, você precisa estar digitalmente acessível.

Então, quando pensamos na jornada digital de uma empresa do segmento de saúde, por exemplo, no qual você precisa se integrar eventualmente com farmácias, hospitais, clínicas, médicos e todo esse ecossistema de parceiros, é preciso expor suas APIs. Sua empresa precisa ser conhecida digitalmente. 

O médico não vai saber usar uma API, mas o desenvolvedor que constrói a aplicação para aquele médico, que constrói a aplicação para o seu hospital, que constrói a sua API para todo esse ecossistema, ele vai saber usar uma API. E aí é que o Dev Portal entra como diferencial, porque ele torna esse conhecimento sobre o seu negócio acessível para todo o mercado. Não tem como pensar no mundo digital e aberto sem pensar em um Dev Portal.

E de que formas o Dev Portal facilita as jornadas dos desenvolvedores, tanto internos quanto externos?

Beatriz: O Dev Portal torna o processo de integração muito mais rápido, eficiente e focado no negócio para o desenvolvedor. Vamos tomar como exemplo as empresas que temos como case aqui na Sensedia: Localiza, Netshoes, Sompo, o sistema Unimed como um todo. São empresas que possuem um grande volume de APIs expostas através dos seus Dev Portals. Com isso, os desenvolvedores têm à disposição uma vasta biblioteca de recursos reutilizáveis.

Então, se a pessoa está expondo no Dev Portal APIs que são voltadas para uso interno, os desenvolvedores de vários times de TI não precisam gastar tanto tempo desenvolvendo uma API, uma vez que ela já existe em algum outro time e consegue ser reutilizável, dependendo da sua aplicação. O mesmo acontece quando você expõe para seus parceiros para que se integrem ao seu ecossistema.

Todo esse reúso das APIs permite que cerca de 60% do tempo que seria gasto na construção de uma API seja economizado. Ao invés de criar tudo do zero, o desenvolvedor consegue, de fato, focar no negócio e se concentrar em integrar e personalizar soluções já prontas. Toda essa eficiência pode redirecionar seus esforços para o que realmente importa, que é o negócio e como você agrega valor no seu produto ou serviço final.

Além de toda essa eficiência das integrações entre os ecossistemas, um Dev Portal acelera muito o time-to-market, porque não é preciso construir do zero - já existe uma solução pronta que você integra ao seu ecossistema e gera valor para as empresas. Então, o Dev Portal centraliza e otimiza o acesso às APIs e transforma toda a experiência dos desenvolvedores, sejam internos ou externos, facilitando as estratégias para inovação. 

As empresas que utilizam essa ferramenta têm mais potencial para liderar o mercado porque vão surgir com novos produtos de uma maneira muito mais rápida. 

Daniel: Costumamos brincar, na área de desenvolvimento, com o seguinte: qual a melhor forma de desenvolver? É não ter que desenvolver. “Reaproveitar”, “reutilizar” são palavras que já viraram buzzword no meio de TI, mas, nesse cenário de APIs, não reconstruir é a melhor solução, o melhor cenário 

Para concluir o bate-papo, como a Sensedia pode contribuir com a implementação e a otimização de um Dev Portal? 

Daniel: A plataforma de integração moderna da Sensedia é uma ferramenta que já vem com o Dev Portal integrado. Ou seja, conseguimos agilizar a exposição da API que você acabou de criar, em um ambiente para ser consumida. O Dev Portal tem esse conceito de ser um ambiente no qual desenvolvedores se conectam, entendem o que a API faz e conseguem fazer um teste inicial para verificar sua funcionalidade e saber se ela atende às necessidades ou precisa de ajuste.

Essa integração com nossa plataforma de API Management é o nosso diferencial. Nossa solução é agnóstica a gateways - nosso Dev Portal está abstraindo nossa solução e consegue integrar com outras plataformas que expõem APIs. Estamos dando autonomia para que os clientes possam criar e expor suas APIs também no nosso Dev Portal.

Resumindo, temos o APIM - nossa plataforma de integração moderna, para expor APIs - e temos o Dev Portal, que é a solução que mostra como consumir essas APIs, inclusive APIs que não estão obrigatoriamente dentro da nossa plataforma. Com isso, conseguimos trazer outros clientes, parceiros, novos entrantes do seu ecossistema, habilitando a jornada digital.

Às vezes, você pode olhar para o seu time e pensar: “cara, meu time não está aqui para fazer atendimento e tirar dúvidas de APIs”. Nós, da Sensedia, temos um time especializado, que chamamos de DX (Developer Experience), exatamente para apoiar nossos clientes e parceiros na jornada digital a expor essas APIs e fazer esse atendimento para o seu parceiro, seu cliente. Então, costumamos dizer que habilitamos seus parceiros no seu ecossistema sem onerar seu time interno - a Sensedia é seu grande habilitador nessa jornada digital de exposição de APIs. 

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.