Inteligência Artificial na Saúde — Como Usar IA em Processos Operacionais

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July 31, 2024
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Segundo dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS), 62,5% das instituições utilizam inteligência artificial na saúde.

Em grande parte, esse uso se dá em serviços de atendimento, como chatbots, porém essa tecnologia também pode ser útil em diversos processos operacionais de hospitais e clínicas: planejamento de tratamentos personalizados e análises de grandes volumes de informações são apenas algumas das possibilidades.

Neste texto, falaremos sobre as principais aplicações da IA em processos gerenciais de medicina, além de mostrar como a tecnologia está melhorando a eficiência dos hospitais e clínicas de diversas formas.

Quais são os principais usos da inteligência artificial na saúde?

Veja a seguir alguns dos usos de ferramentas de inteligência artificial voltadas para a área médica, auxiliando na gestão de recursos, redução de custos e, principalmente, no aumento da satisfação dos pacientes.

Gestão de dados

Um dos usos de destaque da inteligência artificial na área médica é na administração de dados. Essas instituições precisam lidar com um grande volume de informações e a utilização da IA auxilia na identificação de padrões, previsão de diagnósticos, personalização de tratamentos e até mesmo na antecipação de complicações.

Outra funcionalidade interessante é a integração, por meio de APIs, das soluções de IA nos sistemas de saúde já utilizados pelas clínicas e hospitais, o que facilita a troca de informações e a gestão dos dados já armazenados pela instituição.

Agendamento de consultas

Outro uso bastante comum da IA neste nicho é no agendamento de pacientes. Os algoritmos podem analisar dados de históricos de agendamento, preferências dos pacientes e disponibilidade dos profissionais para sugerir os melhores horários para as consultas, o que reduz o tempo de espera e aumenta a satisfação do cliente com o serviço.

Otimização de recursos hospitalares

A inteligência artificial também pode analisar informações operacionais de demanda para prever as necessidades de leitos, equipamentos e pessoal nas instituições de medicina. Dessa forma, se tem uma distribuição adequada desses recursos e a oferta de atendimento e tratamentos de maior qualidade.

Como a IA está melhorando a eficiência dos hospitais e clínicas?

Apesar de recente, o uso de ferramentas de inteligência artificial já tem surtido efeitos positivos na administração de clínicas e hospitais, além de ser percebido positivamente pelos pacientes. Vejam alguns dados e informações que reforçam esse cenário.

Otimização de processos

O renomado hospital Albert Einstein desenvolveu uma inteligência artificial própria que consegue prever quanto tempo um paciente passará em um de seus leitos. Essa análise dura entre 20 a 30 minutos após a entrada do paciente na instituição.

Assim, o hospital melhora a gestão dos leitos, evitando níveis altos de ocupação e permitindo que as internações sejam feitas apenas para os casos mais graves e realmente necessários.

Redução de custos

De acordo com projeções feitas em 2023 pela NBER e divulgadas pela revista Forbes, o uso de IA na área da saúde pode gerar economias significativas. Nos Estados Unidos, por exemplo, operadoras de saúde privadas poderiam economizar entre 80 e 110 bilhões de dólares anualmente até 2028.

Essa economia se dá principalmente pela melhor administração de recursos, fazendo com que os hospitais e clínicas gastem menos materiais e otimizem suas cirurgias e agendamentos. Além disso, há a rapidez no diagnóstico de doenças, reduzindo recursos gastos com exames.

Quais são os desafios e considerações éticas ao implementar IA na saúde?

A otimização de processos com IA já é uma realidade, porém é importante não deixarmos de lado a ética na hora de implementar essas tecnologias, principalmente com relação às informações dos pacientes.

Segurança de dados

Por conta do manuseio de informações sensíveis, é preciso que os hospitais e clínicas contem com um sistema robusto de segurança para evitar violações de privacidade e vazamento de dados sensíveis.

Responsabilidade e transparência de decisões

As ferramentas de inteligência artificial atuam aprendendo padrões e analisando históricos. Por conta disso, é possível que os resultados apresentados pelos algoritmos carreguem algum tipo de viés e causem disparidades no tratamento de diferentes grupos de pacientes.

Por isso, é preciso que os sistemas de IA sejam transparentes e os profissionais de saúde entendam como a IA toma suas decisões. Dessa forma, é possível agir na correção de eventuais vieses.

Tomada de decisão automatizada

Outro problema que pode surgir com o uso de IA são as tomadas de decisão de forma automatizada, principalmente na etapa de elaboração de diagnósticos. Afinal, é preciso ter em mente que a tecnologia pode, sim, cometer erros. Erros esses que podem levar a tratamento errados que não surtam efeito ou piorem as condições de saúde dos pacientes.

Dessa forma, os médicos não devem confiar 100% nos resultados obtidos por ferramentas de IA. A análise médica humana é fundamental para garantir a eficiência de diagnósticos e orientações, garantindo que os pacientes recebam o tratamento adequado para os seus problemas.

Assim, entendendo como está sendo utilizada a inteligência artificial na saúde e quais os desafios relacionados a esse avanço, você saberá como utilizar essa tecnologia de maneira ética para otimizar as atividades da sua empresa.

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