Impacto das APIs no mercado de seguros de auto

Hecktor Colombo
Author
August 3, 2021
3
min de leitura

Pensando no atual momento de transformação do mercado de seguros, a Sensedia preparou um webinar para contextualizar você no Open Insurance, o que mostra o tamanho do impacto da tecnologia nesse setor.

Por isso, trazemos uma série de artigos mostrando como as APIs têm causado uma revolução dentro das empresas desse segmento e qual o impacto dessas APIs no mercado de seguros auto.

A complexidade dos modelos de negócio das seguradoras nos obriga a dividir essa série em diferentes “especialidades”, embora a grande maioria das seguradoras prestem diversos serviços ligados a seguros de vida, saúde, auto, residencial. Nos artigos, iremos abordar mais especificamente cada um deles.

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Oportunidades geradas por APIs no mercado de seguros auto

Nessa primeira publicação, vamos falar sobre algumas tendências no mercado de seguros auto, que é talvez o tipo de serviço que o brasileiro mais conhece. E, por ambos os segmentos (seguros e automobilístico) serem altamente suscetíveis a inovações tecnológicas, talvez seja a especialidade na qual mais temos visto a aplicação de novidades recentes nos modelos de negócio das seguradoras.

Em todos os mercados que lidam com riscos e estatísticas, quanto mais precisos forem os dados analisados e maior for a possibilidade de cruzá-los com outros relacionados, menores serão os riscos e melhores as previsões.

Por isso, levantamos oportunidades de negócio que temos reparado nas seguradoras, que estão ajudando essas empresas a oferecer serviços mais personalizados.

Esses serviços, super personalizados, se encaixam perfeitamente nas necessidades dos segurados, e a experiência do consumidor é colocada como prioridade número 1 nas estratégias de transformação digital.

Visite nossa página e entenda como as APIs estão transformando o mercado de seguros.

Prevenção de problemas

Se você pudesse, ao abrir os olhos de manhã, enxergar como seriam as próximas horas do seu dia, ainda assim não conseguiria evitar todos os pequenos problemas que apareceriam ao longo do dia. Mas, uma coisa com certeza mudaria: a sua expectativa.

Obviamente, fazer previsões em relação à sua vida e às pessoas que você irá encontrar é algo muito complexo. Porém, quanto ao comportamento do seu carro para os próximos dias, é algo bem mais simples.

Cruzando dados como trajeto esperado, condições das ruas, data da última manutenção, pressão do óleo, temperatura do motor, padrão de condução do veículo e pressão nos pneus é possível chegar a conclusões bastante precisas sobre a vida útil do carro e sobre possíveis problemas que possam aparecer em um futuro próximo.

Primeiramente, é necessário que todos esses dados estejam disponíveis, seja através de um dispositivo instalado (fazendo o papel de um sensor) ou até mesmo de carros inteligentes que já possuem todas essas informações em seus computadores de bordo.

Com o advento da computação cognitiva, encontrar esses padrões e aprender a partir deles se tornou algo acessível computacionalmente.

Já pensou em conseguir um desconto no seu seguro porque você costuma fazer sua manutenção regularmente? Isso mantém o carro rodando perfeitamente, o que irá garantir maior durabilidade de peças e evitar acidentes, além de sempre ser lembrado da sua manutenção antes de qualquer problema maior.

Além da prevenção, é possível facilitar o diagnóstico de problemas no seu carro.

O uso de dispositivos inteligentes no mercado de seguros não é nenhuma novidade. Inúmeras seguradoras já usam localizadores e rastreadores para obter dados sobre a localização de veículos furtados.

Isso nem é algo tão inovador assim. Todos os carros já possuem a saída para Diagnósticos On-Board (OBD), o que permite identificar problemas ao conectar um scanner. Mas o quanto isso poderia ajudar se ele simplesmente informasse ao seu smartphone?

Acionamentos emergenciais

Toda vez que alguém precisa acionar a seguradora por conta de um problema com seu carro, a pessoa se encontra em uma situação bastante delicada. Algumas pessoas ficam super fragilizadas por conta de um acidente mais grave ou simplesmente confusas porque não sabem o motivo pelo qual o seu carro simplesmente “os deixou na mão”.

Em um contexto que envolve uma pessoa fragilizada ou confusa, uma das principais preocupações deve sempre ser a experiência do cliente na interação com a seguradora.

Muitas delas já buscam uma prática unificada em todos os canais de comunicação com seus consumidores, sejam esses canais digitais ou não. E, além dos canais, ainda existem todos os serviços associados ao seguro auto: guinchos, auto-elétricas, manutenção, carro reserva e assim por diante. Essa experiência, unificada através de todos os canais e serviços, é certamente uma das maiores preocupações das seguradoras.

Segurança

Cidades inteligentes, dispositivos de segurança, GPS e muito mais. São inúmeras tecnologias que disponibilizam dados sobre o segurado, seu carro e a cidade.

Entre essas informações, estão incluídos dados sobre regiões com maior incidência de furtos, locais com pouca iluminação, ermos, sinalização de trânsito deficitária, acidentes etc. Isso permite atender a cada necessidade do consumidor.

Quando falamos de experiência de uso (tenha em mente um contexto mais amplo do que apenas a interface da aplicação), a vivência personalizada ajuda a cativar consumidores. A cada dia, vemos serviços super especializados sendo criados, para cada necessidade específica de um único consumidor.

Modelos de negócio baseados em parceria

Em tempos de transformação digital, vemos empresas de diversos segmentos mudando drasticamente a forma como se posicionam no mercado.

Algumas enxergam uma oportunidade de negócios em ativos que anteriormente não tinham muito valor, como os marketplaces, que viram no tráfego gerado por eles um ativo que agregaria um enorme valor para lojistas menores interessados em usar essas vitrines para alavancar suas vendas.

Esse modelo de negócios baseado em parcerias ganhou força no mercado de seguros também. Ele permite à seguradora encontrar fornecedores de serviços que complementem a sua oferta ou até mesmo que tragam novos negócios a partir de integrações, para ganhar capilaridade através de corretores online, serviços de guincho integrados e muitos outros.

O dilema da propriedade dos dados

Essa discussão é bastante longa. Dentro de alguns segmentos, já é algo bem resolvido, enquanto no mundo dos seguros ainda existe bastante a se discutir.

Vamos fazer um paralelo com o mercado financeiro, no qual fintechs são responsáveis por habilitar ecossistemas ricos em novos negócios. Enquanto, inicialmente, os bancos enxergavam as fintechs como uma ameaça, nos últimos tempos elas viraram grandes aliadas, criando serviços com experiências fantásticas enquanto consomem dados das instituições financeiras, quase como se os bancos servissem como uma plataforma de lançamento de novos negócios.

Mas nada disso seria possível se os bancos não estivessem dispostos a abrir seus dados, e a forma como eles fizeram isso foi simplesmente dando aos donos das contas a capacidade de decisão sobre seus dados. O entendimento dos bancos foi de que o verdadeiro dono dos dados com relação à conta é o correntista, e ele deve ter o poder de decidir quem terá acesso a isso – cabe aos bancos e fintechs ter mecanismos de integração seguros o suficiente para trafegar dados sensíveis com tranquilidade.

Esse modelo vai ao encontro do conceito de Open Banking. Em um futuro muito próximo, veremos o primeiro caso dentro do Open Insurance? Essas são cenas para o próximo capítulo!

Preparamos um blogpost para você entender a importância das APIs no Open Insurance. Clique aqui e confira!

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