Estratégias de API aplicadas a empresas distribuídas regionalmente
Toda e qualquer empresa tem direito a tecnologia e inovação. No entanto, nem todas têm fácil acesso a soluções que sejam adequadas à sua realidade. Mapear e identificar organizações distribuídas regionalmente pelos quatro cantos do País que tenham dores que podem ser sanadas com uma plataforma moderna de integração é uma das missões do Antônio Fortes, Head of Sales na Sensedia. A seguir, ele conta como essas empresas estão criando novos modelos de negócio e alavancando suas receitas com o apoio de APIs e integrações modernas.
Você também pode conferir o bate-papo no formato de áudio, é só dar o play!
Como a Sensedia vem ajudando empresas distribuídas regionalmente a superar desafios específicos relacionados à integração digital?
Fortes: Ajudamos nossos clientes não só com integração digital, mas também na habilitação de parceiros e novas jornadas de negócio para trazer valor às empresas.
Podemos começar pelo Centro-Oeste, onde um dos nossos clientes é o Grupo José Alves, proprietário da Refrescos Bandeirantes, que é responsável pela produção e engarrafamento da Coca-Cola. A empresa já utilizava a plataforma que habilitou a integração entre a roteirização das distribuições dos caminhões, a parte de integração entre as notas e os pedidos. Identificamos a oportunidade, em conjunto, de fazer uma integração com o WhatsApp, aumentando sua capilaridade e alcance dos clientes.
Isso foi implantado em tempo recorde. Em menos de oito semanas, tudo ficou pronto para executar, e isso não virou apenas um novo ponto de entrada de pedidos, mas também um novo ponto de entrada de clientes. Ou seja, uma receita que não existia passou a existir após a introdução dessa integração com o WhatsApp. Isso trouxe receita, valorização da empresa e melhorou a satisfação dos clientes.
Outro exemplo é a Pottencial Seguradora, de Belo Horizonte. Aceleramos a jornada de seguros - diversos clientes começaram a consumir os seguros com muito mais facilidade, em cima das oportunidades que eles tinham, das APIs integradas. Uma pequena empreiteira passou a ter a possibilidade de, no ato da compra do seu material de construção, adicionar o seguro à sua obra, trazendo uma receita que não existia, e ela integrada de maneira muito fácil, trazendo maior volume financeiro para a Pottencial.
Na linha financeira, temos um grande cliente na região sul do Brasil, a cooperativa Sicredi, que utiliza nossa plataforma na habilitação das suas soluções com parceiros de negócio via APIs, com segurança, escalabilidade e um portal super evoluído para os consumidores. Além de acelerar essa integração, também apoiamos na jornada do Open Finance, trazendo o compliance regulatório e novas jornadas de negócios.
Voltando para Belo Horizonte, também temos como cliente a Direcional, do setor de construção civil. Habilitamos a integração de sistemas e uma experiência na palma da mão, através do aplicativo para os clientes, que conseguem acompanhar a construção da obra, geração de boleto. A Direcional passou a ter uma observabilidade em relação a todos os contratos, podendo auxiliar em uma renegociação, novo pedido de quitação - toda a parte de negociação com seus clientes, acelerando jornadas que antes poderiam ficar paradas ou esquecidas, aumentando a satisfação dos clientes.
No Mato Grosso, temos a uisa, onde a Sensedia ajudou a habilitar, através da plataforma e serviços de consultoria, toda a parte de integração entre os sistemas, desde o plantio da cana até o pacote de açúcar na gôndola do supermercado, junto com uma introdução de blockchain na cadeia e trazendo uma observabilidade em cima da pegada digital. O cliente final consegue saber onde a cana foi plantada, quando foi produzida, até chegar à sua casa. Isso só foi possível através da integração de APIs na plataforma da Sensedia, introdução do blockchain, mas também de toda a observabilidade e habilitação dos sistemas internos.
De que forma as soluções da Sensedia ajudam essas empresas a se manterem competitivas de fato em um mercado cada vez mais digital e dinâmico?
É um mercado que está sempre em movimento. Sentimos isso e escutamos bastante dos nossos clientes, que gostamos de chamar de parceiros, até porque muito do que vemos em relação a evolução de produto, novas features, é fruto das conversas que temos diariamente com nossos clientes.
A Sensedia, sendo um trusted advisor, uma empresa que gera muita informação pioneira, de vanguarda, que traz ideias para os nossos clientes, acaba evoluindo o produto atendendo a essas demandas, nunca deixando de escutar nossos clientes. Por isso, conseguimos trazer soluções que, de fato, geram valor e impactam o dia a dia do cliente, aumentando sua receita, reduzindo o time-to-market, melhorando sua capacidade de atendimento e escalabilidade, e trazendo segurança.
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