Como desenhar uma estratégia de segurança que impeça o ataque de invasores

Ofelia Diaz
Author
February 15, 2023
3
min de leitura

Recentemente li uma nota da Forbes que menciona como empresas e organizações mexicanas sofreram 80.000 milhões de tentativas de ataques cibernéticos até agora este ano.

A tecnologia está se tornando um fator determinante na prevenção de ataques e no gerenciamento de riscos de cibersegurança.

Dê o play a seguir e confira o bate-papo com um dos especialistas da Sensedia sobre medidas que trazem mais segurança às APIs!

Como elaborar uma estratégia de segurança

De acordo com as tendências de segurança cibernética do Gartner, para lidar com os riscos, é necessário que os Chief Information Security Officers (CISOs) façam uma transição em suas funções e não atuem tanto como tecnólogos que previnem ataques, mas como estrategistas corporativos gerenciando os riscos à segurança cibernética.

Entre as tendências de segurança cibernética estão:

Cybersecurity Mesh: É uma abordagem conceitual moderna de arquitetura de segurança que permite à empresa que atua no modelo híbrido ou remoto implantar e integrar a segurança aos ativos, seja no local, em data centers ou na nuvem.

O Gartner prevê que, até 2024, as organizações que adotarem uma arquitetura de malha de segurança cibernética reduzirão o impacto financeiro de incidentes de segurança individuais em uma média de 90%.


Para entender a complexidade do assunto, é importante mencionar primeiro as mudanças pelas quais o desenvolvimento de software está passando. Hoje, na comunidade tecnológica, a frase "falhe rápido, falhe com frequência" é constantemente repetida. Aceitar o fracasso, aprender com ele e recomeçar é uma forma poderosa e prática de agregar valor mais rapidamente.

A arquitetura de microsserviços é uma grande facilitadora dessa estratégia, a arquitetura foi além da perspectiva tecnológica e se tornou uma cultura que as empresas adotaram - ainda que, nesta estratégia, a questão da segurança se torne mais importante e menos previsível.

É importante observar que as 10 principais ameaças do OWASP existem há muito tempo, com mudanças mínimas (poucas) na última década. Esse fato significa que os mesmos erros estão sendo cometidos repetidamente, permitindo que os invasores explorem as mesmas vulnerabilidades.

Clique aqui para baixar o guia completo da Microservice Security.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.