A importância do uso de métricas em APIs
Quando falamos de otimização de APIs, uma das ações de grande importância é identificar a experiência de uso que elas proporcionam aos desenvolvedores e entender como estão sendo consumidas. Para isso, é necessário utilizar diversas extrações e análises métricas a partir do uso dessas APIs.
Abaixo, listamos algumas métricas e como elas apoiarão você na identificação de atrasos, tanto em desenvolvimento quanto em sua própria API/Backend.
Uso de solicitações
Você sabe quais desenvolvedores/parceiros estão realmente utilizando suas APIs?
Com essas informações, você pode identificar, por exemplo, se um parceiro-chave deixou de usá-las e entrar em contato para identificar o que está acontecendo. Pode ser que simplesmente tenha parado de usar devido a questões relacionadas a alguma ação e acabou não tentando resolver esse problema.
Visão de latência e outages
Saber como as APIs estão se saindo é extremamente importante para evitar sobrecarga e indisponibilidade. Isso também ajuda a identificar quão saudáveis estão o backend e o uso das APIs. Um ambiente adequado habilitará uma utilização estável e sem grandes dificuldades para os parceiros.
Porcentagem de fracasso x sucesso
Quão usadas são as APIs e qual a saúde das mesmas? Ao identificar sua taxa de sucesso x fracasso, você pode determinar se sua API proporcionou uma boa experiência ao usuário.
Além disso, vale a pena mencionar que, para considerar uma API totalmente saudável, você também deve verificar se os requests bem-sucedidos que estão sendo feitos não se repetem desnecessariamente (nesse caso, a porcentagem pode mascarar o problema dos erros).
Erros ofensivos
Extrair esses dados e identificar a maior dificuldade de uso, como operação, erro HTTP Status e quantidade, possibilita determinar se os desenvolvedores têm alguma lacuna de conhecimento de uso. Com isso, você pode tomar as medidas necessárias, como fornecer treinamento, otimizar a documentação disponível no Portal do Desenvolvedor, promovendo um kickoff.
APPs de erro ofensivo
Com esse input você será capaz de identificar com precisão os parceiros que têm mais dificuldade em usar suas APIs, podendo analisar a causa do problema e implementar medidas mais fáceis com um gatilho direto e claro.
Mesmo quando pensamos além da visão das APIs, podemos ter mais informações e métricas, como a análise do registro e uso no Portal do Desenvolvedor. Isso permite a identificação de quem está interessado em usar as APIs, de como estão fazendo isso, o que estão procurando e se estão realmente acessando e navegando no Portal.
Otimize continuamente a utilização das suas APIs
Essas foram algumas dicas para extração de métricas no consumo de APIs que podem ser muito úteis para suas equipes de TI e de negócios. Colocando as mesmas em prática, você poderá coletar informações relevantes para tomadas de decisão ou mesmo explorar oportunidades não mapeadas previamente.
Para entender melhor como um Portal do Desenvolvedor é tão importante para negócios, acesse este conteúdo que preparamos para você.
Já conhece o Portal do Desenvolvedor da Sensedia? Clique aqui para saber como nossa solução pode beneficiar sua empresa!
Inicie sua jornada conosco
Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.