6 tendências de APIs para 2023, segundo Randy Heffner

Willian Pereira
Author
March 29, 2023
3
min de leitura

O universo de possibilidades proporcionado pelas APIs não para de se expandir. Para muitas lideranças de negócios, elas são um asset permanente no cenário de arquitetura de suas soluções. Para outras, porém, trata-se de um terreno novo.

Justamente por isso, anualmente nos reunimos com um dos principais especialistas do mercado global de software, Randy Heffner, para discutir o que é, de fato, uma tendência neste tão imenso cenário de APIs, gerando insights que ajudam as empresas a se anteciparem e estarem à frente da tão almejada curva tecnológica.

O critério adotado por Heffner para definir as 6 tendências de APIs para 2023 foi de escolher as melhores práticas a curto prazo que se baseassem diretamente em uma ou mais das tendências de longo prazo indicadas por ele em 2022 - e que ainda são plenamente relevantes.

A possibilidade de conectar a sua estratégia de API a alguma outra tendência de software também foi um fator crucial para a listagem. Afinal, o nosso tradicional API Trends vai muito além de insights de integrações via APIs - e muito além da tendência em si.

6 tendências de APIs para 2023

Cada uma das 6 tendências de 2023 destacadas por Heffner deve ser seguida dentro do contexto de sua estratégia. Como ele mesmo afirma, “faça pesquisas e testes para seus planos, mas somente após determinar a relevância deles para sua situação específica, e não porque as outras pessoas acham inovador e legal”.

1. Open Everything além da regulação: um olhar para os resultados de negócios

Open Banking, Open Insurance, Open Finance, Open Education e por aí vai. As discussões sobre o “Open Everything” já são, definitivamente, uma realidade. Em alguns setores, a regulação é apenas uma das etapas e os líderes já olham além do que esse universo aberto pode proporcionar.

2. API Management adota cenários multi-gateway

De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Deloitte, até 80% das empresas utilizam mais de uma plataforma de nuvem principal. Entre os “líderes” indicados no estudo, quase metade utiliza três ou quatro plataformas. Logo, torna-se mais fácil entender o porquê de cenários multi-cloud e híbridos serem cada vez mais comuns.

“Para os usuários de suas APIs, não importa quantas plataformas diferentes estão envolvidas no atendimento de solicitações de suas APIs. A ocultação desses detalhes é o objetivo”, alerta Randy.

3. API Delivery se mistura com toolchains, integração e outras infraestruturas adjacentes

Onde quer que estejam - e elas estão em cada vez mais lugares - , as APIs facilitam a integração de várias partes distribuídas e desconectadas em um todo.

“Daqui para frente, a missão é que cada contexto ou plataforma de solução tenha APIs como um first class citizen, com ferramental de automação e orientações de implementação para promover o uso de API”, destaca o especialista.

4. Uma governança adaptativa end-to-end surge da governança de APIs

Com o surgimento de microsserviços, multi-cloud e ferramental para entrega de software altamente automatizado, os líderes estão ampliando seu sucesso com governança de APIs adaptativas, indo além das APIs para englobar um amplo espectro de ativos no ciclo de vida e na arquitetura de software.

Os principais recursos de gerenciamento de API a serem utilizados incluem, segundo Heffner:

  • identificação e classificação de ativos em várias dimensões, como domínio de negócios, sensibilidade e uso de dados;
  • fluxos de trabalho para assegurar que o nível correto de revisão seja aplicado a cada ativo;
  • integração e automação para agir como o principal ponto de controle para a governança completa, mas operando junto a outra infraestrutura de entrega.

5. APIs e infraestrutura de API se beneficiam da Platform Engineering

Como atingir mais velocidade de entrega e a resiliência operacional? A resposta está na platform engineering, que consolida questões de design e configuração de infraestrutura de software em equipes de plataforma, separadas de equipes de desenvolvimento de aplicações.

“As equipes de desenvolvimento podem focar mais em suas aplicações, enquanto as equipes de plataforma lidam com problemas complexos”, explica Heffner.

6. APIs tornam-se o pilar para a eficiência empresarial com o passar do tempo

Por fim, mas não menos importante, a eficiência empresarial, um assunto em alta e com total relação às APIs, pois pode ser o pilar que sustenta a eficiência em tempos incertos e a oportunidade de investimento em épocas favoráveis.

“Em vez de simplesmente ajudar com uma solução pontual, as APIs, criadas corretamente, facilitam a troca de solução no futuro. É sempre buscar o aprimoramento contínuo”, complementa Randy.

Confira os insights completos no whitepaper. Além de listar as 6 tendências de APIs para 2023, Randy Heffner faz um review das boas práticas mencionadas por ele no documento de 2022 e conclui o material com uma coleção de considerações de planejamento específicas para cada uma das tendências de curto prazo destacadas ao longo do material.

Clique aqui e baixe gratuitamente agora mesmo.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.